sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ONZE ANOS ATRÁS

O Mundial de Clubes da FIFA de 2000 foi a primeira edição da competição realizada no Brasil entre os dias 5 e 14 de janeiro, as partidas foram disputadas nas cidades de SP e RJ.
A disputa se dividiu em duas chaves de dois grupos de 4 equipes, um grupo realizou partidas em SP e outro no RJ, sendo encabeçados pelo Corinthians e outro pelo vasco. O vencedor de cada grupo disputou a final...no qual onde ouve um confronto entre Corinthians x vasco no estadio do Maracana, RJ.
A primeira fase do Corinthians teve os seguintes jogos e resultados:

Corinthians 2 X 0 Raja Casablanca
Gol´s de Luizão e Fabio Luciano
Estadio do Morumbi
05/01/2000

Real Madrid 2 X 2 Corinthians
Anelka anota os dois para o clube da Espanha e Edilson os dois do Timão.
Estadio do Morumbi
07/01/2000

Al Nassr 0 X 2 Corinthians
Ricardinho e Rincon foram os autores dos gols.
Estadio do Morumbi
10/01/2000

Corinthians se classifica em 1º com 7 pontos e 4 gols de saldo enquando Real Madrid se classifca em 2º com 7 pontos e 3 de SG.

"A paixão pelo Corinthians fez a torcida superar os limites da razão. Numa busca desenfreada por ingressos, alguns optaram por viajar ao Rio de Janeiro sem as entradas. Quase 300 ônibus deixaram a capital paulista em direção ao estádio mais famoso do planeta.
No Maracanã, o Corinthians teve de conviver com todo o favoritismo que cercava o Vasco. Os cariocas haviam vencido os três jogos da primeira fase e contavam com um elenco de estrelas, encabeçado por Romário e Edmundo. Isso sem contar na torcida presente ao estádio."
Após o 0 x 0 no tempo normal, mais sofrimento nas cobranças de pênaltis. O título estava nas mãos de Marcelinho Carioca. Mas o Pé de Anjo desperdiçou.
Então coube a Fiel secar Edmundo e explodir de alegria com a batida para fora. 

Dados: 

Corinthians 0 x 0 vasco (tempo normal)

Penalidades: 4 x 3
 
 Pra toda essa anti-corinthianada leiam o que está escrito no site da Fifa, vocês que falam que não temos libertadores, que isso que aquilo, ganhamos o mundo.

A primeira vez
O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA no Brasil foi o primeiro evento do futebol internacional no novo milênio. A corajosa decisão de globalizar o mundial interclubes levou oito clubes de todas as partes do mundo a se reunirem no Rio de Janeiro e em São Paulo para disputar o torneio. Entre os concorrentes estavam o Real Madrid, escolhido o clube do século pela FIFA, e o então campeão europeu Manchester United. A equipe inglesa vinha de três conquistas na temporada 1999/2000 e inclusive desistira de defender o título da Copa da Inglaterra para enfrentar os melhores clubes de cada continente em solo brasileiro.
O campeão
A final foi disputada entre dois clubes brasileiros. Em um belo dia de sol no Maracanã, Vasco da Gama e Corinthians se enfrentaram pelo título de campeão do mundo. A equipe paulista venceu por 4 a 3 nos pênaltis após 120 minutos de muita tática, mas nenhum gol. Depois de empatar com o Real Madrid e derrotar o Al Nassr da Arábia Saudita e o Raja do Marrocos na primeira fase, o Corinthians de Vampeta, Rincón, Edu, Dida e Edílson venceu a decisão com merecimento diante de 73 mil espectadores.
A surpresa
A final sem nenhum dos clubes europeus foi sem dúvida a maior surpresa do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. O Real Madrid terminou em uma frustrante quarta colocação depois de perder para o Necaxa do México na decisão do terceiro lugar. O time espanhol ficara de fora da final no saldo de gols depois de empatar em pontos com o Corinthians na primeira fase. Já a derrota por 3 a 1 para o Vasco da Gama mandou o Manchester United para casa mais cedo. Os destaques do time carioca na partida foram Romário e Edmundo, este último marcando o gol mais bonito da competição.
O Necaxa do México fez bonito ao levar a medalha de bronze no jogo contra o Real Madrid. Comandado pelo rápido atacante equatoriano Agustín Delgado, o time mostrou bom toque de bola, superou nos pênaltis os aristocratas espanhóis e voltou para casa de cabeça erguida.
A estrela
O atacante corintiano Edílson levou a Bola de Ouro adidas como o melhor jogador do torneio. Com dois gols e uma assistência, o "Capetinha" encantou a torcida com o seu talento em lances como um histórico drible entre as pernas do francês Karembeu, do Real Madrid.

Nenhum comentário: